Os momentos de crise são marcados por um grande número de empresas declarando falência por causa da falta de capital para realizar os seus pagamentos.
Com isso, é fundamental que todos os empresários saibam gerir as suas finanças e entendam termos como a geração de caixa.
Atualmente, devido à crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), estima-se que o Brasil entre em um período de recessão econômica.
Dessa maneira, é fundamental que as empresas já busquem adotar medidas a fim de gerar fluxo de caixa para cumprir com as suas obrigações.
Portanto, se você também deseja estar resguardado contra os impactos da crise, é bom já ir se habituando com conceitos como a geração de caixa.
Confira no nosso artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como aplicar a na sua rotina empresarial. Leia!
Geração de caixa: entenda o seu conceito
A geração de caixa tem uma finalidade: indicar se uma empresa possui capacidade para lidar e arcar com todas as suas despesas e responsabilidades financeiras.
Ou seja, é a análise que verifica se uma empresa possui condições de pagar os seus funcionários, fornecedores, os pagamentos que se referem ao seu funcionamento (tributos e impostos), manutenção de equipamentos, dentre outros.
Dessa forma, é essencial que toda empresa busque aplicar a geração de caixa na sua rotina. Como? Simples! Ela é gerada a partir das movimentações financeiras que ocorrem no dia a dia do seu negócio.
Sendo assim, considera-se todo o dinheiro que entra e sai de uma empresa, independentemente de qual foi a sua origem. Venda de produtos, serviços e ativos entram nessa análise.
Entretanto, o conceito de geração de caixa costuma ser confundido com o lucro líquido de uma empresa. Essa confusão pode culminar em inúmeros problemas para um empresário, podendo resultar na falência do seu negócio.
Entenda um pouco mais sobre a relação entre lucro e geração de caixa e saiba como diferenciá-los dentro da sua empresa.
Lucro x Geração de caixa
O lucro se apresenta como a diferença entre dois termos: o faturamento referente à venda de um produto, serviço, cursos e etc. que o mesmo gerou.
Portanto, feita essa diferença, ele se apresenta como o valor que uma empresa ganha por meio de uma transação comercial.
Por outro lado, a geração de caixa diz respeito à realidade que um empreendimento possui para arcar com todos os seus gastos mensais
A importância da geração de caixa
No último ano, segundo dados da Boa Vista, o número de falências apresentou um crescimento de 1,3% em todo o país.
Um dos principais motivos que influenciam na falência de uma empresa se apresenta como a má gestão de suas finanças.
Ou seja, quando um empresário não tem controle sobre as finanças do seu empreendimento, é possível que, no final do mês, ele não tenha caixa suficiente para arcar com os seus pagamentos.
Dessa maneira, é fundamental implementar a geração de caixa dentro da sua empresa, uma vez que permite identificar se o caixa está positivo. Sendo assim, quando ele se encontra dessa maneira, é possível fechar o mês em dia com todas as suas responsabilidades.
Portanto, considerando o momento que não somente o país, mas como todo o mundo vive, manter uma empresa financeiramente saudável é fundamental.
Confira algumas das principais vantagens da geração de caixa nos seus processos empresariais:
- Possibilidade de liquidação de todas as dívidas existentes;
- Abre a porta para fazer investimentos no próprio empreendimento;
- Possibilita o correto pagamento de todas as despesas mensais;
- Permite que o gestor possa fazer projeções, garantindo que todos os próximos compromissos financeiros da empresa serão cumpridos.
Ou seja, o controle do caixa de um empreendimento é fundamental tanto para que ele consiga se manter em um mercado marcado pela competitividade, como também para crescer.
Melhorando a geração de caixa de uma empresa
Todos os processos de uma empresa precisam passar por melhorias constantes. Para isso, é fundamental buscar ações que proporcionem a otimização de todos os setores, como a geração de caixa.
Afinal, já conseguimos perceber que a gestão financeira, quando feita da maneira correta, pode alavancar os resultados de um empreendimento.
Em contrapartida, quando um empresário não tem o cuidado devido com as finanças do seu negócio, ele pode, com o tempo, acabar vendo a sua empresa quebrar.
Sendo assim, preparamos algumas dicas para que você possa melhorar a geração de caixa da sua empresa. Acompanhe!
Atente-se ao faturamento da sua empresa
Controlar o faturamento de uma empresa é fundamental para melhorar o seu fluxo de caixa. Afinal, tomar conhecimento acerca de cada movimentação financeira é indispensável para gerir suas finanças.
Consolide os seus empréstimos
O ideal, quando a sua empresa precisar contratar um empréstimo, a fim de evitar acumular dívidas, é negociar com o seu banco.
Dessa forma, é possível optar pela contratação de um empréstimo de acordo com a realidade da sua empresa.
Faça com que os seus clientes paguem antes
Outra ação bastante assertiva para melhorar a geração de caixa da sua empresa é fazer com que o dinheiro entre no caixa antes que o mês feche.
Sendo assim, busque oferecer oportunidades para que os seus clientes paguem sem que você precise ir atrás deles.
Ofereça descontos, promoções e faça ações especiais como black friday e datas específicas para a sua cartela de clientes.
É notável que a geração de caixa possui um papel de extrema importância dentro de uma empresa. O correto controle de todas as movimentações financeiras é a porta de entrada para o crescimento saudável do seu negócio.
Portanto, busque adotar ações que permitam que a sua empresa se encontre sempre com o caixa positivo.
Caso você deseje ter acesso a mais conteúdos com dicas e informações para a sua empresa, confira o nosso blog!