Os métodos utilizados para precificar os produtos de um varejo podem determinar o crescimento de um negócio ou até mesmo o seu insucesso.
Todo e qualquer empreendimento, seja ele na área de varejo ou não, precisa se planejar estrategicamente para precificar os seus produtos e/ou serviços.
Desse modo, vários fatores devem ser levados em consideração durante este processo. Escolhas ruins podem fazer com o seu negócio não consiga vender ou até mesmo venda mas não obtenha o lucro desejado.
Portanto, para passar pelo processo de precificar os produtos do seu varejo, deve-se fazer uma análise profunda do seu negócio. É o que nós vamos falar por aqui hoje!
Caso você tenha dúvidas quanto aos fatores envolvidos na precificação de produtos, continue acompanhando este artigo! Leia cada item abordado aqui e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos?
Precificar os produtos: qual a sua importância?
A maneira como uma empresa varejista precifica os seus produtos pode fazer com que ela alcance os resultados desejados ou até mesmo tenha prejuízos no final do mês.
Dessa maneira, é de extrema importância fazer um profundo diagnóstico de todo o seu modelo de negócio para precificar os produtos.
Para chegar na precificação ideal, deve-se levar em consideração alguns fatores, como: o preço praticado no mercado e uma análise dos seus concorrentes, além de todos os custos envolvidos na sua empresa.
Ou seja, todo e qualquer custo, seja ele fixo ou variável, deve ser considerado na hora de dar um preço aos seus serviços.
No entanto, muitos empreendedores ainda encontram dificuldades na hora de precificar os produtos do seu negócio. Com isso, eles acabam colocando todo o seu planejamento em risco, podendo inclusive fechar o mês com um prejuízo financeiro.
Portanto, vamos dar algumas dicas de como precificar os seus produtos no varejo de maneira assertiva e eficaz. Acompanhe agora.
Quais os passos para precificar os produtos?
Grande parte dos profissionais que sonham em começar um negócio do zero se deparam com vários processos que demandam conhecimento técnico em sua realização. É o caso da precificação de produtos.
Dessa maneira, quando o processo de precificar os produtos acaba não tendo a atenção que lhe é devida, ele pode se tornar uma grande dor de cabeça.
Sendo assim, é fundamental analisar todos os fatores envolvidos na precificação dos seus produtos para que o seu negócio cresça de maneira saudável.
Confira agora algumas dicas para não errar na hora de definir os preços dos produtos do seu varejo.
Defina uma margem de lucro
O primeiro passo para precificar os produtos do seu varejo é definindo uma margem de lucro para o seu empreendimento.
A margem de lucro é um cálculo feito com o intuito de analisar o processo de venda de uma empresa e identificar o quanto ela está recebendo de lucro a partir das suas vendas.
Sendo assim, é possível perceber se, por meio da precificação de serviços, ela está realmente lucrando ou acumulando prejuízos.
Como calcular a margem de lucro?
Uma das maiores dificuldades na hora da precificação de serviços e produtos é a falta de conhecimento técnico, principalmente com números.
No entanto, o cálculo para a margem de lucro não é tão difícil quanto aparenta ser. Muito pelo contrário!
Vamos supor que uma empresa teve um faturamento mensal de R$ 9.000,00 com as suas vendas e teve despesas equivalentes a R$ 4.000,00. A margem de lucro é calculada da seguinte forma:
Receita: R$ 9.000
Custos: R$ 4.000
Lucro: R$ 9.000 – R$ 4.000 = R$ 5.000
Margem de lucro: R$ 5.000 / R$ 9.000 = 0,55 x 100 = 55%
Portanto, a margem de lucro dessa empresa foi de 55%. Esse é o valor que deve ser apresentado quando for se for discutir qual a lucratividade de um negócio.
Conheça os seus custos
Outro fator de extrema importância na hora de precificar os produtos de um varejo é considerar todos os custos envolvidos.
Afinal de contas, para o seu negócio ser lucrativo, o preço dos seus produtos deve suprir todos os custos. Caso contrário, o caixa no final do mês poderá se encontrar negativo.
Portanto, identifique todos os custos fixos e variáveis do seu negócio e busque precificar os seus produtos de maneira estratégica. O intuito é sempre buscar a lucratividade do seu negócio.
Analise a sua concorrência
Por último, é fundamental fazer uma análise dos preços praticados por cada um dos seus concorrentes no mercado.
O ideal é analisar se o preço dos seus produtos não estão abaixo do mercado, tampouco sendo cobrados caros demais.
Como calcular o Ponto de Equilíbrio Financeiro?
Ponto de Equilíbrio é o ponto central onde as receitas totais e os gastos fixos e variáveis de uma empresa se igualam, ou seja, o quanto a empresa deve faturar e pode gastar em um período.
Esse Equilíbrio não é encontrado se levarmos em consideração apenas o total de gastos fixos. Para identificar o valor ideal a se conquistar no mês para empatar as finanças ou obter lucros, deve-se considerar todos os custos e despesas variáveis.
Margem de contribuição
A margem de contribuição é o ganho bruto sobre as vendas de produtos ou serviços da empresa. Esse valor também é importante para a precificação de produtos.
Para encontrar a Margem de Contribuição, é preciso subtrair, do valor das vendas, os custos variáveis e as despesas variáveis do negócio.
Margem de Contribuição = Preço de Venda – (Custo Variável + Despesas Variáveis)
A margem de contribuição costuma ser calculada em cima do preço e custos/despesas unitários.
Como fazer o cálculo
A fórmula utilizada para encontrar o Ponto de Equilíbrio Financeiro é muito simples: basta somar as despesas fixas e dividir o resultado pela margem de contribuição do seu negócio. A conta fica desta forma:
Ponto de Equilíbrio Financeiro = Despesas Fixas/ Margem de contribuição
Para tornar a compreensão mais fácil, imagine que sua empresa gaste cerca de R$ 120 mil anuais para se manter em operação e que a margem de contribuição do seu negócio seja de 25%.
O Ponto de Equilíbrio Financeiro (PEF), neste caso, seria calculado da seguinte maneira:
PEF = R$ 120.000 (despesas fixas)/0,25 (margem de contribuição transformada em número decimal).
Nesta operação, teríamos o seguinte resultado:
Ponto de Equilíbrio Financeiro = R$ 480.000 (R$ 480 mil).
Sendo assim, quando você for dá início na precificação dos seus produtos, leve em consideração todos os pontos abordados aqui.
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