Como Implantar Delivery De Bebidas?

O diferencial do seu negócio está nos benefícios que você oferece aos seus clientes, por isso, vamos te mostrar como implantar um delivery de bebidas!

Saiba como implantar um delivery de bebidas pode transformar o seu negócio e coloque isso em prática o quanto antes

O ramo alimentício é muito promissor para se ter um negócio, afinal, alimentos e bebidas são constantemente consumidos pelas pessoas. 

Contudo, ainda que exista muita demanda, também existe muita concorrência e se destacar é essencial para que seu negócio se consolide no mercado e tenha uma clientela fidelizada. 

Especialmente na atual situação de pandemia do país, atrair e fidelizar clientes é fundamental para que os impactos da crise em seu negócio sejam amenizados ao máximo e você consiga continuar obtendo bons resultados. 

Para isso, aspectos como a implantação de um delivery de bebidas são o caminho para isso, e nós preparamos este artigo especialmente para tratar sobre esse assunto. 

Dessa forma, vamos te mostrar como implantar delivery em seu negócio e de que forma isso vai potencializar os resultados que seu negócio obtém.

Implantar delivery – por onde começar?

O delivery não é uma grande novidade, afinal, há tempos estabelecimentos como pizzarias fazem uso desse recurso para realizar entregas em domicílios. 

Com a popularização de aplicativos de entrega, como Rappi, Uber Eats e afins, bem como com a pandemia de Coronavírus tornando o distanciamento social algo necessário, o delivery tomou novas proporções. 

Dessa forma, hoje os pedidos por delivery são algo comum no cotidiano de muitas pessoas, não se restringindo a pedidos de comidas, mas, também, de bebidas. 

Com isso, negócios do ramo alimentício se viram diante de uma tendência que não pode ser ignorada, portanto, se você ainda não tem o delivery implantado em seu negócio, entender esse cenário é justamente por onde você deve começar. 

Tendo essa percepção, é possível começar a projetar como colocar isso em prática e usufruir de todos os benefícios que implantar delivery pode oferecer. 

As vantagens de implantar delivery

Quando se tem um delivery em seu negócio que comercializa bebidas, uma série de vantagens é oferecida ao seu negócio. 

Dentre essas vantagens, podemos mencionar:

  • Mais opções aos clientes; 
  • Mais comodidade aos clientes; 
  • Acompanhamento da tendência de mercado; 
  • Aumento da lucratividade; 
  • Fidelização dos clientes; entre outros. 

Ao implantar delivery com eficiência e qualidade, o retorno será expressivamente positivo, viabilizando sempre melhorias no seu negócio. 

Afinal, os clientes usufruem da possibilidade de pedir bebidas em suas próprias casas, o que promove maior comodidade para os mesmos e a possibilidade de consumir se precisar ir até o estabelecimento.

Portanto, para aproveitar esse aspecto e ter um bom delivery ativo em seu negócio, é preciso se atentar a uma série de aspectos, sobre os quais vamos falar mais especificamente mais a frente.

O que você perde ao não implantar delivery… 

É claro que optar por implantar delivery ou não é uma decisão que vai além do estratégico, afinal, são necessários investimento financeiro e uma gestão muito efetiva para obter bons retornos.

Entretanto, se essa é uma possibilidade para o seu estabelecimento e você apenas está em dúvida se realmente é algo tão vantajoso assim, vamos falar sobre o que você perde ao não aproveitar essa tendência do mercado. 

Bom, para começar, vamos pensar na atual situação do país em 2021, em que o distanciamento social é necessário para a saúde das pessoas, contudo, o consumo de bebidas ainda é uma demanda existente. 

Quando seu negócio não implanta um delivery diante de uma situação dessa, acaba estando em uma posição de maior vulnerabilidade na recessão econômica. Ou seja, perde uma oportunidade de dar fôlego financeiro ao estabelecimento.

Além disso, sua clientela fica mais suscetível a optar por negócios que ofereçam o delivery de bebida, justamente para que possam solicitar em suas próprias casas. 

Sendo assim, seu negócio perde dinheiro, clientes e oportunidade de se manter firme no mercado.

Os 4 pontos cruciais para implantar delivery 

Como qualquer projeto que você queira implementar no seu negócio, existem diversos pontos e detalhes que devem ser considerados para que se obtenha êxito.

Sendo assim, não é diferente quando falamos em implantar delivery. Nesse sentido, reunimos os principais aspectos em 4 pontos cruciais.

Planejamento  

O planejamento precisa ser sempre a base para tudo que você implementar em seu negócio, isso porque é por meio dele que são analisados todos os pontos pertinentes antes de colocar algo em prática. 

Alguns pontos a serem considerados no planejamento são:

  • Viabilidade do projeto;
  • Investimento necessário; 
  • Tempo para que seja colocado em prática; 
  • O que é necessário para funcionar; entre outros detalhes. 

Todos os aspectos pertinentes devem ser minuciosamente levados em consideração no planejamento, de forma que você tenha uma base sólida para tirar o projeto do papel e colocar em prática. 

Para estruturar um bom planejamento, é importante dedicar tempo e atenção com cada detalhe que pontuamos.

Estrutura do delivery

Com um planejamento bem estruturado, é a hora de partir para a estruturação do delivery. 

Ou seja, pensar e buscar pelo que efetivamente é necessário para se ter um delivery funcionando, como embalagens, contratação de novos funcionários e afins. 

Para estruturar o delivery, é importante elaborar um orçamento que permita que você tenha uma visão de quais serão todos os gastos gerados, bem como garantir que todo o necessário para um delivery funcionar seja providenciado. 

Contar com um sistema que viabilize classificar pedidos que são para consumo no local e quais são para entrega é, inclusive, importante.

Aplicativos

Para implantar delivery, é preciso considerar se você terá um aplicativo próprio para o seu negócio, se irá se cadastrar em aplicativos como o Rappi, Uber Eats e Ifood ou se irá combinar as duas possibilidades. 

Claro que os pedidos via delivery podem também ser feitos via telefone, como é a forma mais tradicional, contudo, oferecer opções via aplicativo é uma forma de oferecer mais uma possibilidade ao cliente. 

No caso de optar por um aplicativo para o negócio, é preciso contar com um profissional para desenvolver o aplicativo com todas as funcionalidades necessárias, como:

  • Cardápio; 
  • Métodos de pagamento; 
  • Inserção do endereço; 
  • Acompanhamento do pedido; 
  • Chat; entre outros que forem pertinentes. 

Em caso de se associar a algum aplicativo que realiza as entregas, é preciso verificar as condições e termos de cada aplicativo, identificando se são, de fato, opções viáveis para o seu negócio.

É preciso avaliar os custos que implementar isso irá gerar, respeitando o orçamento estruturado na fase de planejamento.

Divulgação 

Por fim, é preciso divulgar que seu delivery de bebidas está ativo, mostrando aos clientes que agora eles têm mais uma opção para consumir do seu negócio. 

Para isso, você pode fazer uso das redes sociais, banner no estabelecimento e até mesmo utilizar o boca a boca para divulgar para os clientes que vão até o negócio.

Na divulgação, é importante ressaltar todos os benefícios que os clientes podem usufruir ao contar com o seu delivery.

É interessante também fazer promoções para incentivar a primeira experiência com o delivery e, dessa forma, popularizar seu empreendimento entre a sua clientela.

Após implementar o delivery, sua gestão precisa ser impecável!

Todos os pontos que mencionamos até aqui são fundamentais para implementar delivery, contudo, após implementá-lo, também é importante garantir uma gestão que permita que os resultados obtidos a partir disso sejam eficientes.

Afinal, para que seu delivery gere todas as vantagens que mencionamos e traga cada vez mais lucratividade para o negócio, é preciso ter uma gestão que mantenha tudo em ordem. 

A gestão do seu delivery pode se dar de diversas formas, a depender da realidade do seu negócio. Contudo, existem alguns pontos que são indispensáveis para uma gestão eficiente, os quais vamos falar melhor a seguir.

Definição dos processos 

Após implantar o delivery, é preciso definir todos os processos responsáveis por fazê-lo funcionar adequadamente. 

Um exemplo de processo para delivery de bebidas é:

  1. Recebimento do pedido via telefone ou aplicativo; 
  2. Realização do pedido (separação da bebida); 
  3. Embalagem adequada para delivery; 
  4. Envio do pedido. 

Claro que dentro disso devem ser verificados outros pontos, como pagamento e emissão da nota fiscal. 

De forma geral, é preciso definir processos que funcionem na rotina do negócio, para que você tenha o melhor funcionamento possível do seu delivery de bebidas. 

É muito importante também que todo colaborador que faz parte do processo esteja muito bem familiarizado com ele, a fim de que tudo seja feito adequadamente. 

Feedback dos clientes 

O feedback dos clientes é uma preciosa fonte informação sobre o que está dando certo e o que não está. 

Sendo assim, após implantar delivery e começar a operar, é preciso obter feedbacks dos clientes sobre como tem sido a experiência. 

No caso dos aplicativos, isso é solicitado automaticamente após a entrega, caso você opte por desenvolver o aplicativo do seu negócio, é importante também colocar essa funcionalidade. 

Por meio dos feedbacks, você tem um norte a seguir para implementar melhorias, inovações e corrigir erros. 

Quanto mais você ouvir o seu cliente, mais qualidade conseguirá entregar para ele. 

Por isso, é importante registrar cada feedback e extrair uma forma de melhoria que possa ser aplicada no negócio.

Acompanhamento da demanda

É essencial que você consiga gerir bem a demanda após implantar delivery, que tem a tendência de aumentar. 

Afinal, com o delivery, um número maior de pessoas pode ser atendido pelo seu negócio, aumentando a demanda e, consequentemente, gerando mais trabalho. 

Ao acompanhar a demanda, você consegue implementar uma gestão de estoque eficiente, garantindo que as bebidas mais pedidas estejam sempre disponíveis para venda, bem como consegue identificar a necessidade de contratar mais funcionários e ajustar os processos. 

Esse acompanhamento precisa ser realizado por meios de dados, ou seja, analisando as vendas que ocorrem mês a mês e o quanto elas estão crescendo ou diminuindo.

Uso da tecnologia 

Na atual realidade da nossa sociedade, o uso da tecnologia é indispensável para negócios que querem obter êxito em suas atividades. 

Sendo assim, um software de gestão pode ser um ponto a se considerar juntamente com implantar delivery, de forma que você consiga melhorar a efetividade da rotina do seu negócio como um todo. 

Para escolher um sistema que seja vantajoso, os principais pontos a se considerar são:

  • Necessidades do seu negócio; 
  • Funcionalidades do sistema; 
  • Usabilidade;
  • Custo-benefício; 
  • Suporte oferecido.

Tudo isso viabiliza que você encontre um sistema que auxilie o seu negócio, otimize os processos e dê mais tempo para focar em atender à demanda, oferecer diversidade de bebidas e afins. 

Portanto, é crucial avaliar a melhor forma de implementar o uso da tecnologia no seu negócio, seja para implantar o delivery pelo aplicativo ou até mesmo para ter controle dos pedidos por um sistema ou planilha.

De forma geral, o intuito é aproveitar ao máximo formas de agilizar os processos e melhorar o funcionamento do negócio.

Sempre se atente às tendências!

Como um aspecto final que queremos pontuar, atentar-se às tendências é sempre crucial. 

Ainda que não seja coerente com a realidade do seu negócio segui-las, é necessário estar sempre a par das atuais necessidades do mercado, o que público tem buscado e de que forma você pode fazer seu negócio se destacar para se manter em constante crescimento. 

Portanto, sempre acompanhe as tendências, pondere sobre o que é aplicável ou não e, assim, mantenha a atualização constante do seu negócio.

Para isso, analise sempre o contexto do país, as necessidades dos clientes e de que forma você pode sempre atendê-los com excelência.

Tenha tudo em dia para garantir o sucesso do seu delivery de bebidas

Para focar em implantar um delivery de bebidas de sucesso, é preciso ter todos os demais aspectos do negócio em dia, especialmente aspectos contábeis, fiscais e financeiros. 

E é aí que nós, da Contigo, entramos como seus aliados! 

Somos uma contabilidade preparada para cuidar de todos os detalhes do seu negócio, garantindo a conformidade e máximo controle sobre os números que são necessários para que você foque em aplicar tudo o que seu negócio precisa para alcançar o sucesso. 

Assim, você tem tranquilidade para cuidar do seu negócio, com a garantia de especialistas cuidando de todos esses detalhes, dessa forma, você tem todo o necessário para manter o seu negócio sempre promissor.