Você sabe quais os passos necessários para abrir uma empresa em Belo Horizonte? A capital mineira, inclusive, é considerada a segunda cidade mais rápida para começar um novo empreendimento.
Abrir uma empresa tem se tornado um desejo cada vez mais comum na vida dos brasileiros. O hábito tem apresentado recordes no Brasil. Segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, somente nos seis primeiros meses de 2019, cerca de 1,8 milhão de empresas foram abertas no Brasil.
No entanto, começar um empreendimento do zero não é uma tarefa tão simples quanto aparenta ser. Empreender é um caminho repleto de obstáculos que precisam, necessariamente, ser superados.
São várias burocracias que, quando não superadas, colocam em cheque o funcionamento de uma empresa. O que demanda conhecer cada uma das etapas para abrir uma empresa em Belo Horizonte.
Portanto, preparamos um artigo para que você conheça quais os passos necessários para começar a sua empresa na capital mineira. Continue acompanhando e descubra!
Por que abrir uma empresa em Belo Horizonte?
Abrir uma empresa em Belo Horizonte é uma excelente oportunidade de empreendimento que se justifica por diversos fatores. Em primeiro lugar, a capital mineira, em 2019, estava na lista das 10 melhores capitais brasileiras para se empreender. Isso pode contribuir bastante no caminho de sucesso para uma empresa que está iniciando suas atividades. Além disso, existem outros fatores que tornam o fato de abrir uma empresa em Belo Horizonte uma grande oportunidade de empreendimento. A capital mineira é quarta mais rica do Brasil e possui cerca de mais de 2,5 milhões de habitantes, o que a torna um dos maiores centros financeiros em todo o país. Dessa maneira, considerando todos os dados apresentados anteriormente, abrir uma empresa em Belo Horizonte se apresenta como uma maneira de empreender e começar o próprio negócio, obtendo crescimento e sucesso. Contudo, não estamos falando de um processo que acontece do dia para a noite. Existem alguns passos que se tornam fundamentais na hora de abrir uma empresa. Continue acompanhando o nosso artigo e descubra, passo por passo, por começar a sua própria empresa na capital mineira.Como abrir uma empresa em Belo Horizonte?
Todo empreendedor, na hora de abrir a sua empresa, precisa passar por alguns passos que garantem o correto funcionamento do seu negócio. Portanto, conheça a seguir quais os passos que devem ser seguidos para abrir uma empresa em Belo Horizonte. Vamos?1. Primeiro passo: Planejamento
Não se faz nada na vida sem planejamento. Planejar a abertura da sua empresa talvez seja o mais importante dos que serão apresentados por aqui. Na ansiedade de abrir logo a sua empresa, muitos empreendedores acabam pulando esta etapa tão importante. Fato que pode, inclusive, custar caro com o tempo. Sendo assim, para garantir a abertura da sua empresa e o seu crescimento no mercado, deve-se fazer um planejamento estratégico preciso e de acordo com a sua realidade. Fatores como a definição do seu público-alvo, estudo de mercado, um bom plano de marketing e quais são os seus concorrentes são só alguns dos pontos levantados nesta etapa. Com isso, a falta de um planejamento pode deixar o empreendedor perdido em sua atividade.2. Atividade da empresa
Abrir uma empresa em Belo Horizonte também passa pela definição da atividade daquele empreendimento. Desse modo, no Brasil, existem segmentos de atividades que podem ser desempenhadas pelas empresas, como:- Indústria;
- Prestação de serviços;
- Comércio atacadista;
- Ltda unipessoal.
3. Natureza Jurídica
Outro fator de extrema importância e indispensável na vida de uma empresa é a definição da sua natureza jurídica. Estamos falando em qual regime jurídico ela vai se enquadrar. Com isso, cada um dos tipos de natureza jurídica determinam diferentes aplicações e normas que uma empresa deverá, obrigatoriamente, se sujeitar. Sendo assim, os empreendedores podem escolher entre alguns tipos de natureza jurídica, que variam de acordo com a existência de sócios ou não. Conheça quais são:- Empresário Individual (EI);
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Sociedade Limitada (LTDA), Simples (SS) ou Anônima (S.A).