Um e-commerce se apresenta como o resultado da revolução digital no mercado. Desse modo, é possível vender seus produtos mesmo sem ter uma loja física.
O advento da internet mudou diversos setores da sociedade, como o comportamento do consumidor. Atualmente, serviços como os canais de delivery e e-commerce têm ganhado cada vez mais força.
É simples explicar esse fenômeno. Afinal, é mais prático e cômodo comprar e receber seus produtos em casa, sem a necessidade de se deslocar até um endereço físico.
Dessa maneira, o e-commerce se configura como uma das grandes apostas de negócios promissores para 2020. Leia o nosso artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é um e-commerce e como ele funciona?
O e-commerce se caracteriza pelo processo de venda e compra de produtos que, antes eram encontrados em uma loja física, na internet.
Ou seja, é todo o processo da compra de produtos no ambiente digital, o que torna a vida do consumidor mais prática e cômoda.
Não é difícil perceber o porquê o e-commerce tem se apresentado como uma oportunidade de negócio com grandes chances de retorno financeiro. De acordo com o NZN Intelligence, 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar pela internet.
Sendo assim, se você tem o desejo de empreender online e ganhar dinheiro sem precisar sair de casa, o e-commerce se apresenta como uma das possibilidades mais compensatórias.
Entretanto, é bastante comum encontrar empreendedores confundindo o conceito e aplicação do e-commerce. Afinal, existem outros modelos de negócios online semelhantes e que também têm se destacado.
Vamos conhecer agora as principais diferenças entre os modelos de comércio digital em alta no mercado.
Entenda a diferença entre e-commerce, loja virtual e marketplace
Para que você, empreendedor, entenda melhor do que se trata um e-commerce, é necessário entender a sua diferença de uma loja virtual e de um marketplace.
Dessa maneira, vamos começar pela loja virtual. Ela se configura como uma parte essencial do e-commerce, se apresentando como um site ou uma página de vendas.
Em contrapartida, um e-commerce já se trata de um processo mais completo, no qual o empreendedor define o seu produto, a forma de pagamento e a logística de entrega.
O marketplace, diferente dos demais, é uma plataforma na qual são expostos vários produtos de diferentes marcas. Dois exemplos bastante conhecidos nesse segmento são o Mercado Livre e a OLX.
Além disso, o marketplace se apresenta como uma oportunidade de negócio para aqueles empreendedores que desejam um processo mais simples.
Portanto, agora que você já entendeu a diferença entre os modelos de negócio digital mais conhecidos, chegou a hora de descobrir como abrir um e-commerce. Confira a seguir!
Abra um e-commerce em poucos passos
Após entender o que significa um e-commerce e o que ele pode oferecer, é bastante comum se sentir atraído à abrir um.
No entanto, quais são os passos necessários para a abertura de negócio online? Conheça agora como começar o seu empreendimento do zero.
1- Crie o site para o seu comércio
Atualmente, o processo para criar um e-commerce não é tão difícil quanto aparenta ser. Com isso, o primeiro passo a ser seguido é a criação de um site.
Logo, você pode contar com o auxílio de um programador, um profissional especializado no assunto, ou criar o próprio site por meio dos templates disponíveis na internet.
Dessa maneira, é importante destacar que existem vários modelos disponíveis no WordPress que podem ser utilizados para um e-commerce.
2- Escolha o melhor servidor
Outro ponto fundamental para alavancar as suas vendas é a escolha de um servidor que atenda as necessidades do seu e-commerce.
Portanto, é de extrema importância pesquisar acerca das opções disponíveis, escolhendo aquela que melhor se adeque ao seu modelo de negócio.
3- Defina o seu produto e a forma de pagamento
Após ter decidido abrir um e-commerce, é fundamental que todo empreendedor saiba qual será o seu produto a ser vendido.
Além disso, atrelada à essa escolha, deve-se definir também quais serão as formas de pagamento disponíveis para os consumidores.
Sendo assim, você pode disponibilizar, por exemplo, opções como cartão de débito e crédito, paypal, boleto, depósito, entre outras.
4- Faça a gestão de estoque e logística
Um dos fatores que faz toda a diferença na hora de reter os seus clientes para futuras compras é deixá-lo seguro acerca da entrega dos produtos.
Dessa maneira, é fundamental definir como será a logística de entrega após a compra. É preciso ter em mente, por exemplo, a abrangência do seu e-commerce, optando por determinadas regiões ou o país todo.
5- Foque no atendimento ao cliente
Outro fator determinante tanto para reter os clientes atuais quanto para captar novos é a maneira que você lida com o atendimento.
Portanto, esteja sempre disponível para os seus clientes, tirando todas as suas dúvidas e resolvendo as suas pendências.
Além disso, invista também em uma estratégia de marketing para aumentar a visibilidade do seu negócio.
Qual o papel de uma contabilidade em um e-commerce?
Por mais que se apresente como um comércio online, um e-commerce passa pelas mesmas obrigações legais e fiscais que uma empresa offline.
Dessa forma, é fundamental ter uma contabilidade especializada atuando ao seu lado, se certificando que o seu negócio esteja sempre regularizado.
Além disso, os profissionais contábeis podem te auxiliar a pagar menos impostos. Estamos falando da escolha do melhor regime tributário para o seu e-commerce, o que fará que você não pague mais do que deveria.
Portanto, não pense duas vezes ao contar com o auxílio de uma contabilidade. Logo, entre em contato conosco e descubra como nós podemos te ajudar!
Aproveite para acessar o nosso blog e ler mais artigos como o que acabou de ler!