Abrir sua própria empresa é considerado um sonho de muitos brasileiros. Porém, com a crise econômica que assolou diversos países, o comércio varejista acabou sofrendo enfraquecimentos, dificultando assim que muitos empresários investissem nesse setor.
Contudo, apesar de sua instabilidade, o comércio varejista sempre possuiu a capacidade de se restabelecer.
Para que você, futuro comerciante, saiba como montar um comércio varejista, fizemos este conteúdo que pode te ajudar. Confira.
Realize um bom planejamento para o seu comércio varejista
O primeiro passo, que um empreendedor deve tomar para começar a montar seu comercio varejista, é criar um planejamento que envolva os planos, as metas e os objetivos.
A seguir pontuamos principais elementos:
Estabeleça qual será o local
Ao planejar, é preciso que o empresário defina a localidade de seu comércio, conhecendo quais são os pontos comerciais estratégicos que podem apresentar mais vantagens, como centros comerciais com muita movimentação, de fácil acesso ao público e etc.
Desta forma, uma boa dica é optar por um local que seja em um ponto de grande movimento e com uma boa vizinhança.
Deste modo, com um maior fluxo de pessoas, é mais fácil de garantir uma maior visibilidade.
Defina qual nicho e seu público-alvo de seu comércio varejista
O comércio varejista possui uma enorme gama de setores. Assim, é fundamental que você estabeleça qual será o seu nicho.
Com isso em mente, torna-se mais fácil identificar qual o público que será atingido.
Quando você, empreendedor, escolher a localidade de seu estabelecimento, tenha em mente uma área que você já conheça bem e que possa ser frequentado pelo seu público alvo principalmente.
Desta forma, será mais simples trabalhar com os processos de atração do seu público alvo.
Tenha atenção com os documentos
Em relação aos documentos necessários para legalizar o comércio varejista, sugerimos que você, futuro comerciante, tenha muita atenção.
Principalmente ao fato que estes documentos são os responsáveis em tornar legal as atividades do seu comércio e manter todas as suas atividades em dia com o Fisco.
Deste modo, os principais documentos para ter seu comércio funcionando são:
- inscrição estadual;
- licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais;
- registro na junta comercial;
- alvará de localização e funcionamento;
- alvará de bombeiros para empresa;
- licença ambiental e sanitária.
Saiba se sua empresa terá colaboradores
Neste momento, também é necessário pensar se seu comércio varejista terá colaboradores e quais serão as funções de cada um.
Isso porque os colaboradores são elementos fundamentais para o sucesso de seu comércio.
Além do que, é importante pensar em contratar funcionários com um perfil atencioso e que tenha um bom atendimento ao consumidor.
Faça um bom planejamento financeiro e tributário
Uma informação que você precisa ter sempre em mente ter em mente para seu comércio varejista é ter uma boa parceria com uma Contabilidade Consultiva que lhe ofereça uma boa assessoria.
Assim, é fundamental que você realize o planejamento financeiro e tributário do seu comércio, juntamente com o seu profissional contábil.
Para isso, é interessante que você conheça os regimes tributários, para que entenda qual é o mais indicado para você escolher.
Simples Nacional
Este regime é caracterizado por uma arrecadação simplificada de impostos, devido ao recolhimento unificado de 8 tributos de uma vez só. E é indicado para empresas com faturamento de R$ 4,8 milhões.
Lucro presumido
O regime lucro presumido estabeleça que a tributação realizada em cima de uma estimativa do lucro, aplicando um percentual estipulado por lei sobre a receita bruta.
Lucro real
O regime Lucro real é baseada no faturamento mensal ou trimestral da empresa e incide somente sobre seu lucro efetivo. A tributação que é feita em cima do lucro real auferido pela empresa.
Agora que você já sabe quais são os regimes, é importante realizar também o planejamento financeiro para compreender quais os custos para abrir seu comércio varejista.
Por fim, é importante que o empreendedor saiba que é necessário oferecer ao contador parceiro os dados financeiros de maneira clara.
Tendo como principal intuito que a contabilidade exerça sua função de elaborar o registro da contabilidade.
Conforme, as normas indicadas pelo Conselho Federal da Contabilidade, com a técnica da forma ética sobre as informações recebidas.
Desta maneira, para que você monte seu comércio varejista com um suporte de uma contabilidade de qualidade, conte com a Contigo Contabilidade!
Somos um escritório que presta muito mais que todo serviço de exigências legais da sua empresa, seja nas áreas de contábil, fiscal e pessoal.
Gostou de nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e tenha acesso a mais materiais como