Negócios promissores para empreender em momentos de crise
Empreender em momentos de crise e ser dono do próprio negócio é um desejo que tem se tornado cada vez mais comum na população.
No entanto, em primeiro lugar, é fundamental que todo empreendedor saiba quais são os negócios em alta no mercado, para que ele não erre na sua escolha.
Erros costumam ser fatais e resultarem, ao longo do tempo, no processo de fechamento de uma empresa. Não é atoa que, de acordo com o Sebrae, uma grande quantidade de empresas acabam fechando ainda nos seus cinco primeiros anos de vida.
Portanto, preparamos uma lista para você, empresário, com alguns dos negócios mais promissores para 2020. Veja a seguir setores nos quais é possível investir e começar uma empresa de sucesso.
1. Desenvolvedor de aplicativos
Um dos mercados mais lucrativos existentes na atualidade é o de desenvolvimento de aplicativos.
Os motivos são simples. O número de pessoas que utilizam smartphones tem aumentado cada vez mais ao longo dos anos. Com isso, automaticamente, o número de aplicativos utilizados também acaba crescendo.
Em 2018, o número de aplicativos que foram baixados tanto nas plataformas IOS quanto Android foi de 113 bilhões.
Dessa maneira, o desenvolvimento de aplicativos é um setor que, além de abranger diversos nichos, tem uma alta capacidade de ser rentável.
2. Alimentação saudável e/ou gourmet
Durante o período de crise, um dos setores que tem chamado a atenção é o de alimentação saudável e gourmet. Com as medidas de isolamento social, os estabelecimentos estão apostando no delivery para continuar atendendo os seus clientes.
Além disso, o mercado de alimentação saudável e gourmet tem apresentado números positivos em relação ao seu crescimento. Nos últimos anos, o setor cresceu 12,3% e, segundo o Euromonitor, a expectativa para 2019 era de um crescimento de 50%, o que equivale a R$110 milhões
3. Mercado pet
Uma das grandes oportunidades de empreender em momentos de crise é o mercado pet, uma vez que ele se apresenta como um dos mais relevantes no país.
De acordo com o Instituto Pet Brasil, o nosso país possui 54,2 milhões de cães como animais de estimação.
Dessa forma, quando entendemos que o mercado pet envolve outros vários tipos de animais também, entende-se o motivo de ser um setor tão em alta.
Além disso, o mercado pet abrange mais de um nicho, o que dá ao empreender a oportunidade de investir naquilo que tiver mais interesse.
Ou seja, é possível abrir um pet shop, uma clínica veterinária ou até mesmo uma marca de produtos alimentícios voltados para os pets.
4. Tecnologia
Outro setor em constante crescente no país é o da tecnologia. Atualmente, as startups têm tomado uma posição de destaque no mercado com um único foco: oferecer soluções tecnológicas para os seus clientes.
Sendo assim, um nicho que exemplifica bem o que estamos querendo dizer são as construtechs, que possuem como foco principal o setor de construção civil.
Os números relacionados às empresas de tecnologia são bastante positivos e ela se apresenta como uma ótima oportunidade de investimento.
5. Marketing digital
Em momentos de crise, um dos setores que pode acabar se sobressaindo é o de Marketing Digital.
Os profissionais especialistas em marketing digital podem utilizar seus conhecimentos técnicos para prestar consultoria para empresas que precisam de visibilidade e alcançar novos clientes.
Dessa forma, entendendo que o momento de crise financeira resulta em possíveis perdas no número de clientes de uma empresa, uma estratégia de marketing digital pode ser a solução para recuperar os resultados positivos.
6. Beleza e cosméticos
O mercado de produtos de beleza e cosméticos também se apresenta como uma oportunidade de investimento bastante resistente e rentável.
Ou seja, por também abranger uma grande quantidade de nichos e público, o mercado gera uma procura muito grande pelos produtos e/ou serviços das empresas especializadas.
7. E-commerce
Em julho de 2018, uma pesquisa revelou que 48% dos jovens brasileiros utilizam o celular para fazer compras online.
A pesquisa, feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, mostra que o E-commerce, as famosas lojas virtuais, configuram um mercado com grandes chances de rentabilidade.
Sendo assim, é possível aumentar o número de vendas tanto conciliando a loja física com a virtual ou atuando somente com a segunda opção.
8. Infoprodutos
Os produtos digitais, como também são conhecidos os infoprodutos, também se apresentam como uma boa oportunidade de negócio para empreender em momentos de crise.
Aqui, estamos nos referindo à produtos como cursos online, audiobooks ou até mesmo e-books para um público específico.
9. TI
O mercado de TI é um dos que mais cresce em todo o país e a tendência é que, por meio do uso da Inteligência Artificial em seus processos, o crescimento seja ainda maior.
Dessa forma, visando lucro e possibilidade de crescimento para os próximos anos, é uma ótima dica de empreendimento.
Conseguiu ter um insight acerca do seu empreendimento? Lembre-se que, para começar um negócio do zero, é preciso muito planejamento e disposição para tirar suas ideias do papel.
Para mais dicas e informações empresariais, não se esqueça de conferir o nosso blog para ter acesso ao conteúdo que disponibilizamos lá!