O atendimento em restaurantes e lanchonete é uma das principais ferramentas para fidelização e captação de novos clientes. Afinal de contas, quem não gosta de ser bem atendido?
Aqui, estamos falando de um mercado marcado pela alta concorrência. Dessa forma, é fundamental que todo estabelecimento invista em seu atendimento como um diferencial competitivo.
Ou seja, é necessário implementar boas práticas de atendimento para que o seu restaurante ou lanchonete se diferencie dos demais.
Portanto, veja a seguir algumas dicas para melhorar o atendimento em restaurantes e lanchonetes e, assim, fortalecer o relacionamento com os seus clientes. Confira a seguir!
Importância do atendimento em restaurantes e lanchonetes
O cliente é o principal valor de um estabelecimento comercial. Afinal, ele é a principal fonte de renda desses lugares.
Sendo assim, é fundamental que todo restaurante ou lanchonete tenha o costume de implementar práticas que incentivem o relacionamento com os seus clientes.
De acordo, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um bom atendimento, além de garantir a satisfação dos seus clientes, também irá promover a fidelidade de cada um deles.
Desse modo, otimizar o atendimento em restaurantes e lanchonetes se apresenta como uma estratégia não somente para reter os clientes atuais, como também para captar e fidelizar os novos.
Veja a seguir as principais dicas para melhorar o atendimento do seu estabelecimento e fortalecer o relacionamento com os seus clientes.
Por onde começar?
Vários fatores podem influenciar no poder de decisão de um consumidor na hora de escolher uma marca. Preço, qualidade e principalmente o atendimento oferecido.
Dessa maneira, um bom atendimento passou a ser obrigação de todo lugar que deseja crescer no mercado.
O primeiro passo para investir em um bom atendimento é investindo em seus colaboradores. Funcionários motivados com o seu estabelecimento estão mais propícios em contribuir em seu crescimento.
Portanto, faça um treinamento para que todo o seu quadro de colaboradores possa oferecer um atendimento de qualidade. É fundamental que todos eles estejam alinhados e preparados para solucionar todas as dores dos seus clientes.
Leitura complementar: Abriu uma Lanchonete? Conheça dicas para divulgação do seu negócio
Invista em seus serviços
Para proporcionar um bom atendimento em seu restaurante ou lanchonete, é indispensável investir em um serviço de qualidade.
Ou seja, dentro dos objetivos do seu estabelecimento, tenha um cardápio atrativo e busque servir com uma qualidade acima da média.
Serviços que fogem do comum e que ofereçam um alto nível de qualidade para os seus clientes estão mais propícios a crescer e captar novos clientes.
Leia mais em: Restaurantes e Lanchonetes: Dicas para reduzir os custos e vender mais
Valorize os seus clientes
Uma das principais ferramentas para investir no atendimento para restaurantes ou lanchonetes é investindo na valorização dos seus clientes.
Dessa forma, busque implementar programas de fidelidade como um incentivo para que os seus clientes sempre voltem. Existem diversas maneiras de promover essa estratégias e você deve optar pela que mais faz sentido para o seu negócio.
Cartões de fidelidade, descontos e a possibilidade de fazer check-in nas redes sociais são somente algumas das formas de incentivar a fidelização dos seus clientes e promover o relacionamento com eles.
Aposte no relacionamento com o cliente
Investir no relacionamento é uma excelente alternativa para se aproximar de cada um dos seus clientes e proporcionar um ótimo atendimento.
Desse modo, existem vários meios de se aproximar do seu cliente. Desde um software de gestão (CRM) até a presença do seu estabelecimento nas redes sociais podem fazer com que o atendimento seja otimizado.
Ao investir no relacionamento com o seu clientes, é possível conhecê-lo melhor, podendo assim oferecer um atendimento melhor e especializado.
Recolha feedbacks
O hábito de escutar e aceitar feedbacks dos seus clientes também é uma excelente maneira de otimizar o atendimento do seu estabelecimento.
Afinal de contas, agora você poderá saber o que tem dado certo ou não e aquilo que pode ser melhorado para garantir uma experiência positiva.
Ou seja, promova pedidos de feedback e busque ouvir os seus clientes. Assim, além de valorizar a opinião de cada um deles, de maneira individualizada, você também aproxima o seu cliente do seu restaurante ou lanchonete.
Proporcionar um bom atendimento para restaurantes e lanchonetes é um desafio diário que envolve bastante compromisso. Afinal, ele pode determinar tanto o crescimento quanto o insucesso de um negócio.
Portanto, busque implementar ações que valorizem o seu cliente, fazendo com que ele se torne fiel ao seu negócio.
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