Tem Uma Loja De Roupas? Conheça Dicas Para Sobreviver Em Meio À Crise Do Coronavírus

Meses atrás, todos nós fomos pegos de surpresa por uma pandemia. Nenhum empreendimento estava pronto para lidar com este desafio. Você, empreendedor, dono de uma loja de roupas, como tem feito para garantir a sobrevivência do seu negócio?

Todos os empreendimentos, independentemente do segmento e do seu tamanho, estão sofrendo os impactos negativos da pandemia. Inclusive, alguns empreendedores já consideram fechar as portas da sua empresa.

No entanto, seguindo algumas dicas, as quais você conhecerá ao longo deste artigo, torna-se possível passar pela crise. O foco é, além de garantir a sobrevivência de uma loja de roupas, a preparar para o período de retomada.

Portanto, o que acha de descobrir as melhores dicas para sobreviver em meio à crise do coronavírus?

Acompanhe o nosso artigo para compreender como manter a sua loja de roupas ativa, mesmo com a pandemia. Leia a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto. Vamos?

Dicas para a sobrevivência de uma loja de roupas

Garantir a sobrevivência de uma loja de roupas em meio à crise do coronavírus não é um processo que acontece do dia para noite.

É necessário, em primeiro lugar, se atentar à importantes peculiaridades do seu negócio, além de aproveitar algumas oportunidades no mercado.

Dessa forma, conheça a seguir as melhores dicas para garantir que o seu empreendimento não precise fechar as portas em meio à pandemia. Vamos lá!

1. Cuide das suas finanças

O primeiro passo para uma loja de roupas se manter ativa durante a pandemia é a implementação de um controle financeiro cada vez mais rígido.

Desse modo, é de extrema importância controlar todas as movimentações financeiras do seu negócio. Isto é, ter o conhecimento e o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecem no caixa.

O perfeito entendimento de todos os ganhos e gastos de uma loja de roupas permite uma tomada de decisão cada vez mais assertiva. Como assim? Nós explicamos para você!

Ao identificar os custos de um negócio, sejam eles custos e variáveis, é possível avaliar quais deles podem sofrer cortes. No entanto, as reduções devem ser feitas de maneira estratégica, não impactando em outros setores.

2. Analise a realidade da sua loja de roupas

Um dos erros mais comuns na hora de fazer a gestão financeira de um empreendimento durante uma crise é um panorama errado da realidade de um negócio.

Dessa forma, o controle financeiro citado acima permite uma análise da realidade de uma loja de roupas. Mais uma vez, estamos falando de um processo que permite a tomada de decisões eficientes para um negócio.

O empreendedor, sabendo qual é a realidade da sua empresa, pode decidir por fazer investimentos ou se resguardar, priorizando a sua saúde financeira.

3. Busque renegociar os seus contratos

Uma das decisões mais assertivas de um empreendimento durante uma crise é a busca pela renegociação de contratos com fornecedores.

Ou seja, entendendo que tanto você quanto o seu fornecedor estão passando pela mesma crise, é possível tentar uma renegociação. Afinal de contas, renegociar é melhor do que ter que cancelar um contrato.

A partir da renegociação de contratos com fornecedores, é possível retomar os moldes iniciais após a pandemia. O que evita prejuízos financeiros para ambas as partes.

4. Mantenha os seus clientes

Para que a sua loja de roupas continue faturando, mesmo em meio à crise, é indispensável implementar uma estratégia de retenção de clientes.

Sendo assim, é fundamental que os empreendimentos busquem manter contato com os seus clientes, seja por redes sociais ou até mesmo por mensagens.

Contudo, você pode estar se questionando como uma loja de roupas pode manter as suas vendas durante a pandemia, não é mesmo? É o que nos leva para o nosso próximo ponto, a possibilidade de abrir uma loja virtual.

5. Invista em uma loja online

Por fim, mas não menos importante, temos a oportunidade de investir em uma loja online, não precisando assim de uma loja física.

Diante da pandemia do coronavírus, muitos estabelecimentos comerciais começaram a conviver com uma queda brusca no número de clientes. Fato que se dá por causa das medidas de isolamento social.

Dessa maneira, percebeu-se que as pessoas estão passando cada vez mais tempo na internet, o que faz com que elas também façam as suas compras pela internet.

Portanto, abrir uma loja online se apresenta como uma possibilidade de fugir dos efeitos negativos da crise atual. Aproveite para ler o nosso artigo: E-commerce: continue vendendo mesmo com a loja fechada.

Aproveite as medidas governamentais como o PRONAMPE

No dia 19 de maio, foi instituída a Lei 13.999/2020 do PRONAMPE – Programa Nacional de Apoio à Micro e Pequenas Empresas. Esse programa libera crédito a pequenas empresas, de maneira facilitada e a juros nesse momento de crise.

O Programa foi criado para o fortalecimento e liberação de crédito aos micros e pequenos empresários. Podem ter acesso ao programa:

– Microempresas – Com receita bruta de até R$360.000,00 no último ano;
– Pequenas Empresas – Com receita bruta de até R$4.800.000,00 no último ano.

Aproveite para ler: Linha de crédito para Micro e Pequenas Empresas: Entenda como funciona

Conte com um suporte especializado

Uma empresa especializada gerencia diariamente o financeiro dos clientes, desde o acompanhamento do contas a pagar, controle da inadimplência, até a interpretação dos relatórios financeiros.

Aproveite para ler: Como a Terceirização Financeira pode ajudar na reestruturação da sua empresa

Nós da Contigo Contabilidade, dispomos de uma equipe treinada, que efetua diariamente todos os registros necessários de suas operações administrativas e financeiras.

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções.

Além disso, acesse o nosso blog para continuar acompanhando mais artigos como o que você acabou de ler!