Recuperação de Impostos para empresas do Simples Nacional: Conheça as possibilidades

Uma das maiores queixas das empresas diz respeito à tributação e maneira com a qual ela lida com os seus tributos. Neste sentido, a recuperação de impostos para empresas do Simples Nacional surge como uma excelente alternativa.

 

Isso permite à empresa reembolsar os tributos pagos a maior num curto espaço de tempo, de 2 a 5 meses. O  que acarreta, muitas vezes, a melhora significativa de sua situação financeira, evitando juros com empréstimos bancários e até possibilidade de descontos por pagamento à vista a seus fornecedores, com consequente aumento da lucratividade.

 

Acontece que muitos empreendedores, quando decidem abrir a sua empresa, não possuem conhecimento específico sobre todas as áreas do seu negócio. Principalmente quando falamos nas burocracias tributárias.

 

Desse modo, uma empresa pode acabar pagando os seus impostos de maneira indevida sem ao menos tomar conhecimento sobre isso. Contudo, é possível levantar e recuperar todos os valores gastos indevidamente.

 

Ou seja, estamos falando do processo de recuperação de impostos para aquelas empresas do Simples Nacional. O qual permite que um empreendimento recupere o valor investido de maneira prática e segura.

 

Vamos conhecer mais sobre este processo agora? Basta acompanhar o nosso artigo com atenção e tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto tão importante. Vamos lá?

 

Antes, leia também o nosso artigo sobre Gestão Financeira para comércio varejista: entenda os benefícios da terceirização financeira.

Como funciona a recuperação de impostos?

O primeiro passo para compreender como funciona a recuperação de impostos é descobrir algumas regras e especificidades de alguns tributos. Estamos falando do PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

 

Ou seja, entender como ambos os tributos influenciam no processo de recuperação de impostos é fundamental. Isto, principalmente se a sua empresa estiver enquadrada no regime tributário Simples Nacional.

 

Os ramos de negócios com maior possibilidade de recuperação de crédito tributário são: bares e restaurantes, revendedores de: autopeças, cosméticos e farmácias. 

 

Sendo assim, conheça a seguir como funciona a tributação do PIS e COFINS para empresas do Simples Nacional. Acompanhe conosco e descubra mais adiante o processo de recuperação de impostos.

 

PIS e COFINS

Tanto o PIS quanto a COFINS são impostos federais de responsabilidade de empresas privadas. Assim, eles podem ser tributados em uma modalidade monofásica. Você sabe para onde eles são destinados?

 

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o PIS. Os seus recursos acabam sendo destinados para pagamentos como o seguro-desemprego, abono e também na participação referente à receita de órgãos e entidades tanto para trabalhadores públicos quanto privados.

 

Já os recursos da COFINS são destinados para financiar a seguridade social, referente à previdência social, além da saúde e assistência social. Ambas as opções são de extrema importância para as empresas do Simples Nacional.

 

No entanto, quando uma empresa não observa ou até mesmo leva em consideração o fluxo de pagamento dos seus tributos, ela pode acabar recolhendo os seus impostos de maneira incorreta. Isto é, pagando valores acima do devido.

 

No regime monofásico, via de regra, a indústria e os importadores pagam o seu próprio PIS e a sua COFINS e, obrigatoriamente, no caso de alguns produtos, pagam também o PIS e a COFINS para toda a cadeia produtiva e distribuidora, de forma semelhante à substituição tributária. 

 

Assim, quem revende os produtos com PIS e COFINS monofásicos não os deve pagar de novo, em duplicidade, pois a indústria já o fez para si e para todos. E quem pagou a mais tem o direito de recuperar, de reembolsar o valor pago a mais, sendo ou não optante pelo Simples Nacional.

 

É este processo citado acima que leva um empreendimento a recorrer à recuperação de impostos. O que pode fazer com que ela, como você já viu no nosso artigo, recuperar valores que foram pagos incorretamente.

 

Sendo assim, confira a seguir como uma empresa pode recuperar os seus impostos pagos indevidamente. Acompanhe conosco e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto! Leia também sobre Como a terceirização financeira pode ajudar na reestruturação da sua empresa.

 

Optando pela recuperação de impostos

O maior problema encontrado pelas empresas em relação à recuperação de impostos é a falta de conhecimento deste assunto. Com isso, elas podem até ter um valor a ser recuperado, mas sequer sabem da existência deste serviço.

 

Desse modo, o ideal, para usufruir da recuperação de impostos, é buscar profissionais que deem suporte a esse processo, ou seja, as empresas do Simples Nacional devem buscar o apoio de um serviço especializado, como uma Contabilidade Especializada ou uma Consultoria Especializada em recuperação de créditos tributários.

 

Em primeiro lugar, é inegável que a recuperação de impostos é um direito da sua empresa, garantido por Lei.  É o que permite recuperar todos os valores que foram pagos de uma maneira indevida.

 

Dessa maneira, o empreendedor encontra, no próprio portal do Simples, uma sessão chamada “compensação a pedido”. É aqui que será feito o pedido para reaver todos os impostos pagos indevidamente por um negócio.

 

Conforme dito, não se aconselha a empresa agir por si só, sem ter o suporte de um bom profissional que realmente tenha conhecimento profundo da área tributária, sob pena de cair em contradição por fazer pedidos de compensação erroneamente e uma solução acabar virando problema.

 

Aproveite para ler o nosso artigo sobre Tem uma loja de roupas? Conheça dicas para sobreviver em meio à crise do coronavírus.

 

Conte com uma contabilidade

recuperação de impostos é um processo que pode não somente devolver para uma empresa um valor que é de seu direito, como também impactar nas suas finanças. Afinal de contas, todo dinheiro que entra no caixa é bem-vindo.

 

Sendo assim, não enfrente dificuldades na hora de recuperar os valores pagos de maneira incorreta. Procure uma contabilidade de sua confiança para que o processo seja feito sem a existência de dúvidas.

Portanto, entre em contato com a Contigo Contabilidade e descubra como os nossos serviços podem te ajudar! Estamos aptos para contribuir com uma gestão assertiva do seu empreendimento. Conte com a Contigo Contabilidade!

 

Saber se a empresa está gerando caixa e bons resultados é de suma importância para o empreendedor. Conte com a gente nesse desafio! Fale com um de nossos especialistas.

 

Aproveite também para seguir as nossas redes sociais e acompanhar o nosso blog para mais informações e conteúdos como o que você acabou de ler!