Veja o passo a passo para ter o máximo de efetividade na precificação no varejo e alavancar o seu comércio
Entenda a importância da precificação no varejo para proporcionar muito mais competitividade ao seu negócio no setor de comércio
Quando você decidiu empreender no comércio varejista, certamente observou o mercado e percebeu que ali tinha algo a ser feito e que seria capaz de obter bons resultados e, consequentemente, proporcionar uma vida confortável para a família.
Mas, você bem sabe que para chegar a esse ponto, o caminho é árduo e o seu papel de gestor é fundamental, pois a todo momento existem decisões que precisam ser tomadas, e muitas vezes você se encontra dentro do seu escritório resolvendo as mais diversas situações, por conta própria.
É, amigo gestor, são muitos aspectos que fazem parte da gestão e um deles a gente vai abordar no artigo de hoje, e é de suma importância para o sucesso do seu negócio: a precificação no varejo.
Afinal, ter um comércio varejista não é simplesmente comprar barato e vender caro, sem adotar critérios e estratégias efetivas, que sejam capazes de atrair o público até o seu estabelecimento e, consequentemente, gerar resultados ao seu negócio.
O nosso intuito, hoje, é mostrar um passo a passo para que a precificação no varejo não seja mais um problema na sua gestão e que você possa adotar medidas efetivas, o quanto antes, para virar a chave e prosperar nas suas vendas.
Sendo assim, introdução feita, vamos deixar de floreios e ir direto ao assunto!
Tenha uma boa leitura.
Precificação no varejo: Conceitos básicos
Quando a gente fala em precificação no varejo, é justamente o contrário do ponto que levantamos em nossa introdução, que diz respeito à falta de critérios no momento da formação de preços dos seus produtos.
Por mais que você tenha dificuldades em seu comércio varejista – e a gente sabe que tem – certamente, você adota algum tipo de critério para precificação no varejo e, assim, define o preço de venda do seu produto.
Mas, o que acontece muito é ver gestores que falham nesse processo, por diversos motivos, como:
- Ter inúmeras outras tarefas dentro da empresa;
- Não ter expertise em precificação no varejo;
- Falta de atenção;
- Falta de interpretação;
- Não ter uma leitura correta do mercado.
Claro que existem inúmeros outros aspectos que podem levar o gestor ao erro, mas você, enquanto empresário, precisa entender muito bem o seu mercado de atuação, estudar os seus concorrentes e contar com elementos efetivos para ter o máximo de assertividade na precificação no varejo.
O que considerar para ter assertividade?
Vamos lá, agora que você entendeu que precisa fugir do “achismo” e contar com elementos que promovam um embasamento para precificação no varejo, falaremos a respeito desses aspectos, para que você tenha êxito na sua formação de preço.
1. Observe quais são os seus custos
Não apenas observar, mas também detalhar, de forma minuciosa, todos os custos do seu negócio, de modo a entender quanto você precisa vender para, pelo menos, pagar todas as suas contas do mês e estar em dia com todas as obrigações da empresa.
Os custos são o elemento chave para você ter efetividade na precificação no varejo e sempre deve ser levado em consideração, em suas estratégias de composição de preço.
2. Decida qual será sua margem de lucro
É meio óbvio que você não irá comprar um produto por R$100 e vender por R$1.000, até mesmo porque, se fosse assim, seria muito fácil, não é verdade?!
Sim, você precisa ter lucro, mas precisa estar de acordo com o preço de venda que é praticado no mercado, e esse tipo de leitura você faz ao observar a localização do seu ponto comercial, o público que você direciona as suas vendas e outros elementos que são decisivos para uma boa precificação no varejo.
Por mais incrível que possa parecer, muitas vezes a gente vê o mesmo produto sendo vendido a um determinado valor em um bairro popular e outro em um bairro nobre, e esse é um fato causado por pontos que vamos falar mais a frente.
Contudo, você precisa definir uma margem de lucro para seu negócio, sem que o preço se torne tão alto a ponto que te faça perder clientes para a concorrência.
3. Ponto de equilíbrio
Esse é um aspecto onde a compreensão dos seus custos, como mencionamos no primeiro ponto, será fundamental.
O ponto de equilíbrio consiste no mínimo que o seu varejo precisa faturar para cobrir com todos os custos existentes.
Dessa forma, é o mínimo para que você não feche o mês no vermelho, e ter conhecimento sobre qual o seu ponto de equilíbrio é fundamental para que o preço definido seja capaz de gerar esse faturamento mínimo.
Também é importante lembrar que o objetivo é sempre superar esse ponto, pois, apenas superando esse ponto que você obtém lucro para o seu negócio.
4. Público-alvo
Para que sua precificação no varejo seja adequada, é preciso entender quem é o seu público-alvo.
Sendo assim, é importante saber:
- Qual o poder aquisitivo do seu público?
- Quanto estão dispostos a pagar pelos seus produtos?
- Qual preço eles consideram aceitável?
Tudo isso será fundamental para se chegar em um preço realmente atrativo.
Inclusive, esse é o fator que influencia no que mencionamos sobre muitos produtos possuírem preços diferentes dependendo da região, isso depende muito dessas questões que levantamos sobre o público-alvo.
Por isso, dedique tempo para realizar uma pesquisa de campo precisa e entender esse e outros fatores sobre o público que você atende.
5. Concorrência
Esse é um outro ponto vital para a precificação no varejo, afinal, seu preço precisa ser competitivo em relação aos seus concorrentes, especialmente os diretos.
Fazer um estudo da concorrência e do quanto eles cobram é essencial para que o seu preço não seja nem muito acima e nem muito abaixo da média.
Afinal, se o seu preço for muito baixo, a qualidade do que é oferecido pode ser descredibilizada, bem como, se for muito alto, os consumidores podem optar pela concorrência.
Portanto, é preciso entender o que seus concorrentes oferecem e por quanto, para que você possa se manter competitivo no mercado varejista.
Erros para não cometer em sua precificação no varejo
De forma geral, não realizar todos os pontos que apresentamos anteriormente já são erros que podem prejudicar sua precificação, contudo, para deixar isso bem claro e fixo, vamos deixar aqui um checklist para você.
Assim, você poderá sempre consultar para garantir que nenhum erro foi cometido e que o seu preço é, de fato, o mais adequado para o seu varejo.
- Não levantar todos os custos;
- Copiar o preço da concorrência, sem estudo prévio;
- Preços muito acima da média;
- Preços muito abaixo da média;
- Preço incompatível com o público;
- Preço sem considerar o lucro;
- Definição sem base de estudo do mercado.
Lembre-se sempre de não cometer nenhum desses erros e, assim, em qualquer momento do seu varejo, você garante que os seus preços sejam adequados.
Como potencializar a precificação no varejo?
Todos os 5 pontos que apresentamos até aqui são os passos fundamentais para se chegar em um preço adequado para ambas as partes.
Contudo, também existem aspectos que agregam valor ao seu varejo e que, consequentemente, permitem que você tenha um valor acima da média, pelos diferenciais que oferece.
E é justamente esses aspectos que vamos apresentar a você a partir de agora, para que você consiga potencializar a sua precificação no varejo e obter resultados excelentes.
Diferenciais
O que o seu varejo pode oferecer de diferente?
A própria análise da concorrência e do público-alvo podem te auxiliar a identificar isso…
Com diferenciais, você torna o seu varejo mais atrativo e único, fazendo com que o seu público possa até mesmo priorizar optar pelo seu negócio ao invés de outros.
Portanto, preze por encontrar pequenos detalhes que tornem o seu negócio diferente e atrativo e, acredite, realmente detalhes mínimos podem ser responsáveis por isso, como:
- Atendimento próximo do cliente;
- Produtos que outros varejos não tem;
- Condições diversas de pagamento;
- Promoções frequentes; entre outros.
Portanto, pondere quais diferenciais podem existir em seu negócio.
Preze pelo valor
Você já refletiu sobre o porquê muitas pessoas pagam mais caro por alguns serviços ou produtos?
Isso está relacionado ao valor que se atribui ao que é oferecido ao cliente…
O valor está relacionado ao que os itens do seu varejo podem agregar ao cliente, e os diferenciais entram dentro disso.
Quando você oferece produtos de qualidade, garante a satisfação dos clientes sempre e se preocupa em oferecer sempre tudo do melhor, os clientes enxergam seu negócio com mais valor, se fidelizam e isso abre uma margem para aumentar os preços – sem exageros, claro.
Mostre seu trabalho
Vivemos em uma Era Digital, onde produtos podem ser vendidos pela internet, inclusive em redes sociais, ou seja, a internet é um local onde você pode mostrar e vender o seu trabalho.
Com isso, você consegue ampliar o alcance do seu varejo, atingindo cada vez mais pessoas e divulgando os diferenciais, os produtos, feedbacks e demais aspectos que irão te auxiliar a se consolidar no mercado.
Quanto mais consolidado e reconhecido o seu varejo for, maior a possibilidade de ter uma precificação mais elevada.
Busque inovar sempre
Se você oferecer sempre os mesmos produtos, irá ter que manter os preços sempre em um valor…
Contudo, ao buscar por inovações, trazer novos produtos e diferenciais, a sua precificação no varejo se tornará escalável e cada vez mais seu negócio irá se consolidar no mercado como uma referência de varejo.
Sendo assim, acompanhe as tendências do mercado e aproveite as oportunidades de inovação para fazer crescer o seu varejo.
Seja referência
Imagine o seu varejo sendo reconhecido por tudo que mencionamos até aqui:
- Inovação;
- Diferenciais;
- Presença digital;
- Valor;
- entre outros.
Isso permite que seu negócio seja referência e, assim, obtenha resultados cada vez melhores.
Portanto, não deixe de aplicar tudo que apresentamos até aqui para consolidar seu varejo como uma referência e, assim, ter mais flexibilidade na sua precificação.
Lembre-se que ser referência proporciona um público fiel e apreciador do seu trabalho, o que torna um preço mais elevado justo, considerando toda a qualidade e diferenciais que você proporciona.
Garanta uma precificação no varejo impecável
Com todo o conteúdo que apresentamos até aqui, ficou claro como essa é uma questão importante e que demanda atenção com diversos aspectos, certo?
Sendo assim, a precificação precisa ser impecável, pois, ela é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do seu varejo.
Para isso, é essencial ter tempo para dedicar a precificação, fazendo todas as análises e cálculos necessários, bem como aplicar as estratégias de potencialização que apresentamos.
Sabemos bem que fazer tudo isso ao mesmo tempo em que precisa cuidar de tantas outras atividades referentes a empresa não é algo fácil, mas é aí que entra a nossa dica final e essencial neste artigo: contar com suporte de quem pode te ajudar.
Quando você tem o suporte de quem entende completamente os números do seu negócio e pode te auxiliar com todos os cálculos e demais aspectos para se chegar ao preço final, esse processo se torna muito mais simples e efetivo.
Além disso, você tem a tranquilidade de quem entende do assunto te auxiliando com isso e, assim, consegue também destinar a atenção necessária para as demais atividades do negócio.
Conte com a Contigo!
Nós, da Contigo, somos uma contabilidade especializada em varejo e, além de todo este conteúdo pensado para o seu negócio, estamos preparados para dar todo o suporte necessário para a precificação.
Com a expertise e experiência de nossos profissionais, você tem o auxílio necessário para realizar uma precificação de varejo impecável.
Assim, você garante o pleno desenvolvimento do seu negócio e, além da precificação, ainda tem apoio para lidar com todas as demais obrigações que garantem a conformidade do seu negócio, como obrigações contábeis, fiscais, tributárias e afins.
Portanto, entre em contato conosco, conheça todas as soluções que podemos te oferecer e tenha o apoio de profissionais que irão se empenhar diariamente pelo seu sucesso.