E-Business – Como Lucrar Nessa Área?

O e-business é uma grande oportunidade de negócio lucrativo, e nós vamos mostrar como aproveitar tal oportunidade!

Abrir o próprio negócio, tornar-se referência na área de atuação escolhida e como resultado disso obter bons lucros é o que muitas pessoas almejam, não é mesmo? 

Ter um negócio próprio não é simples, contudo, a internet e os recursos digitais abriram as portas para que esse caminho possa ser trilhado com êxito por mais pessoas. 

Para isso, um dos principais pontos é entender as possibilidades existentes para abrir um negócio lucrativo e tudo que é preciso para colocar esse objetivo em prática. 

Sabendo disso e com o intuito de oferecer informações valiosas sobre o assunto, preparamos este artigo para falar sobre o e-business, como funciona e de que forma pode ser o caminho para que você obtenha sucesso digitalmente. 

Assim, você terá toda a base necessária para ingressar nesse mercado com preparação para crescer e se consolidar. 

E-business – o que é e como funciona?

E-business se trata  de electronic business, que traduzindo nada mais é do que negócio eletrônico. 

Com a expansão do digital e a internet sendo cada vez mais um meio de realizar diversas atividades, não demorou para que os negócios começassem a se estabelecer por esse meio. 

Com isso, os negócios eletrônicos estão cada vez mais consolidados, como produtos e serviços acessíveis por meio da internet, dessa forma, um público muito maior é alcançado e transações comerciais são realizadas de forma mais prática e efetiva.

O e-business pode funcionar de diversas formas, existindo diversos tipos e aspectos sobre ele que diferenciam a forma de funcionamento. 

Por isso, é essencial ter uma compreensão sobre isso, de forma a estar preparado(a) para escolher a opção mais adequada para a realidade do negócio que você quer estruturar. 

Assim, falaremos a seguir sobre dois pontos de extrema importância para que você tenha uma compreensão mais abrangente sobre o e-business: a diferença entre e-business e e-commerce e quais são os tipos de e-business.

Diferença de e-business e e-commerce

Não é incomum ouvir pessoas utilizando os dois termos como sinônimos, contudo, não significam exatamente a mesma coisa. 

Na realidade, o e-commerce está dentro do e-business, sendo uma das formas de se ter um negócio eletrônico. 

As lojas de roupas em formato de e-commerce, por exemplo, são e-business. Contudo, o e-business não se restringe apenas ao comércio eletrônico. 

Negócios como plataformas de streaming e até mesmo o próprio Google são e-business, justamente por se tratarem de negócios que operam eletronicamente. 

Ou seja, o e-commerce é uma categoria dentro do e-business, que é o termo amplo para os negócios eletrônicos. 

Tipos de e-business

Existem diversos tipos de e-business, sendo muito importante conhecê-los para que você consiga optar pelo mais adequado à ideia de negócio que você almeja ter.

Sendo assim, vamos apresentar as classificações de e-business e uma breve descrição sobre o funcionamento de cada uma:

  • B2B – Sigla para Business to Business, trata-se de uma forma de e-business feita de empresa para empresa. Ou seja, é quando uma empresa vende para outra. 
  • B2C – Sigla para Business to Consumer, esse é um dos tipos mais comuns, sendo feito de empresa para consumidor. Ou seja, trata-se da relação da empresa vendendo diretamente para o consumidor. 
  • C2B – Sigla para Consumer to Business, nesse caso é quando o próprio consumidor busca por informações ou faz reclamações sobre a empresa, por meio de formulários no site, por exemplo. 
  • B2E – Sigla para Business to Employee, é a relação da empresa com os colaboradores, por exemplo, o uso de intranet para manter a comunicação entre todos. 
  • E2B – Sigla para Employee to Business, é a relação inversa do B2E, ou seja, nesse caso, é a comunicação do colaborador com a empresa, podendo também ser feita por meio de intranet. 
  • G2B – Sigla para Government to Business, trata-se da relação entre o Governo e as empresas, sendo exemplos disso plataformas virtuais para cadastros, certificados e afins. 
  • B2G – Sigla para Business to Government, é o oposto de G2B, tratando-se da empresa contatar o Governo eletronicamente.
  • G2B – Sigla para Government to Government, trata-se da relação entre o Governo e as suas vertentes, ou seja, quando um órgão municipal realiza uma solicitação eletronicamente para um órgão federal é um exemplo disso. 
  • G2C – Sigla para Government to Citizen, esse é o caso da relação do Governo com os cidadãos. Um exemplo é a emissão de certidão negativa que é feita online. 
  • C2G – Sigla para Citizen to Government, é a situação inversa do G2C, ou seja, quando o cidadão disponibiliza algo para o Governo, como a participação em pesquisas.
  • C2C – Sigla para Consumer to Consumer, trata-se de uma relação direta entre consumidores e consumidores, como a venda de itens em sites como o Mercado Livre.
  • B2B2C – Sigla para Business to Business to Consumer, apesar de parecer complexo, um exemplo simples é uma empresa que compra de outra empresa de atacado para revender em varejo para os clientes.

Esses são os tipos de e-business, sendo que apresentamos todos para que você tenha um conhecimento mais completo sobre o assunto, no entanto, nem todos são aplicáveis aos negócios. 

Como é possível perceber, a característica comum do e-business é a relação entre as partes realizada de forma eletrônica, por meio da internet, canais digitais e afins.

Por que investir em e-business?

Tendo todas essas informações apresentadas, uma pergunta muito importante é: por que investir em e-business?

Bom, como já mencionado, esse é um mercado que está em constante crescimento,  expandindo-se cada vez mais. 

A pandemia de coronavírus acabou se tornando uma potencializadora dessa expansão, fazendo com que muitos negócios migrassem para o digital e mostrando como o e-business abre portas para uma série de possibilidades. 

Sendo assim, investir em e-business é uma forma de aproveitar um amplo mercado, o qual atinge um público mais amplo, que demanda menos investimento e resulta em boa lucratividade. 

Claro que não é simples e não existe fórmula mágica para lucrar, é um processo o qual requer conhecimento, estudo, estratégia e muito controle sobre o negócio, porém, com tudo isso, os resultados são realmente expressivos e satisfatórios.

Benefícios do e-business

Para completar nosso ponto sobre o porquê investir em e-business, preparamos uma lista com os principais benefícios que são oferecidos por essa modalidade de negócio. 

  • Menores custos; 
  • Público mais amplo;
  • Comunicação mais efetiva; 
  • Expansão acelerada; 
  • Viabilidade de busca por fornecedores e menores preços; 
  • Estar acompanhando a tendência do mercado de migrar para o digital. 

Esses são alguns pontos centrais que tornam o e-business uma alternativa extremamente viável para se abrir um negócio. 

Como montar um e-business? 

Com todos os pontos que apresentamos até aqui, se a sua intenção já era montar um e-business, você já tem conhecimento sobre pontos importantes e sobre a viabilidade desse projeto. 

Contudo, é importante ter em mente que apesar de o digital abrir muitas portas, não torna obter êxito com o negócio mais simples, especialmente com o crescimento de e-business sendo abertos. 

Entretanto, não estamos pontuando isso para te desanimar, aliás, muito pelo contrário! É um alerta para ter muita atenção com todos os detalhes que são necessários para montar um negócio eletrônico. 

E para te auxiliar com essa questão, vamos falar sobre quais são esses principais detalhes, de forma que você tenha um guia para te nortear no início dessa jornada.

Estudo de mercado

Seja para abrir um e-business ou qualquer outro tipo de negócio, o estudo de mercado é uma etapa imprescindível. 

Isso porque é por meio dele que você consegue identificar quais são as necessidades existentes que você pode suprir por meio de um produto ou serviço, bem como qual público irá atingir e a concorrência existente. 

O estudo de mercado é um mapeamento do mercado em que você irá ingressar, sem isso, o seu negócio não terá direcionamento e dificilmente obterá resultados. 

Por isso, é essencial ter uma minuciosa dedicação com esse aspecto. 

Definição de produto/serviço

Com o estudo de mercado realizado, público-alvo definido e tendo entendido quais são as necessidades, é preciso definir qual será seu produto ou serviço.

Ou seja, o que o seu e-business irá fazer? Qual tipo de e-business será? 

Ter isso bem definido é de extrema importância, sendo muito importante analisar se o que você está definindo realmente atende eficientemente à demanda que você identificou. 

É importante também já pensar no que você irá precisar para oferecer esse produto/serviço, o que já nos leva à próxima etapa…

Planejamento

O planejamento é a base para o sucesso de qualquer negócio. 

Sem ele, diversos pontos importantes podem passar despercebidos e aspectos decisivos podem deixar de ser considerados, fazendo com que o negócio não gere os resultados que você espera. 

Por isso, é importante dedicar tempo e muita atenção na estruturação do planejamento do seu e-business. 

O planejamento precisa abranger pontos como:

  • O investimento inicial; 
  • Público-alvo; 
  • Colaboradores;
  • Plataformas digitais que serão utilizadas;
  • Processos do negócio; 
  • Metas e objetivos; 
  • Precificação; 
  • Quando o negócio vai ao ar; entre outros. 

A regra é: tudo que é necessário e que impacta no funcionamento do negócio deve ser previamente pensado e planejado.

Afinal, quanto melhor for o planejamento do seu e-business, maiores serão as chances de alta lucratividade.

Estrutura do e-business

Quando falamos da estrutura do e-business, isso se trata dos aspectos necessários para que ele esteja online e possa funcionar. 

Sendo assim, diz respeito ao site do seu negócio, da plataforma de hospedagem, definição do domínio, questões de forma de pagamento e afins. 

É preciso estruturar tudo isso muito bem, pois é algo que impacta diretamente na segurança e experiência do cliente com o seu e-business. 

A estrutura irá depender do que o seu negócio realiza, contudo, de forma geral, é preciso ter uma boa hospedagem, garantir segurança nos pagamentos e prezar por uma plataforma intuitiva, responsiva e que tenha uma identidade visual que represente o seu negócio.

Para isso, ter o suporte de profissionais especializados é importante.

Plano de marketing

Um negócio digital precisa do marketing digital para se promover, por isso, ter um plano de marketing bem estruturado é de extrema importância. 

Afinal, o seu e-business precisa ser visto para que possa atrair clientes e se consolidar como referência. 

Por isso, é preciso estar presente nas mídias sociais, investir em campanhas patrocinadas e buscar os meios que permitam que você alcance seu público-alvo. 

O seu plano de marketing é uma etapa crucial para que seu negócio seja reconhecido no mercado e você consiga consolidar uma boa carteira de clientes logo no início, viabilizando o crescimento que, consequentemente, irá gerar boa lucratividade.

Estratégia de crescimento

Esse é um ponto vital para lucrar na área de e-business.

A sua estratégia de crescimento irá abranger todos os pontos que mencionamos acima, sendo que todos precisam ser cumpridos de forma impecável. 

Com isso, você deve estabelecer metas, objetivos e traçar caminhos para conquistar essas metas e objetivos. 

É muito importante que sua estratégia seja bem consolidada, pensada a curto, médio e longo prazo e viável de ser aplicada desde o início do negócio.

A importância do suporte contábil para obter bons resultados 

Durante um longo período de tempo, a contabilidade não foi vista como a grande aliada que é para o sucesso de um negócio. 

A realidade é que o suporte de profissionais contábeis é imprescindível para a estruturação e bons resultados de um e-business, pois garante pontos como:

  • Legalização de empresa; 
  • Enquadramento tributário adequado;
  • Custos enxutos; 
  • Relatórios que embasam tomadas de decisões; 
  • Conformidade fiscal; 
  • Gestão financeira eficiente; e muito mais! 

Por isso, ter o suporte contábil adequado é de extrema importância para o desenvolvimento e lucratividade da sua empresa. 

Conte conosco, da Contigo!

Mais do que suporte contábil, é preciso ter ao seu lado profissionais que entendam a sua área de atuação. Para isso, você pode contar conosco, da Contigo

profissionais possuem a experiência e conhecimento para entender a realidade do seu e-business e atuar como consultores e facilitadores das questões contábeis, fiscais e financeiras do seu negócio. 

Assim, seremos seus aliados na consolidação de um e-business de sucesso.